Publicidade




MEC e Ministério da Defesa implanta a primeira Escola Cívico-Militar de Angra dos Reis


O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC) e junto ao Ministério da Defesa, inaugurou, em fevereiro - (11/02/2022), a Escola Municipal Cívico-Militar Ex-Combatente Remo Baral Filho, localizada no bairro Frade, no município de Angra dos Reis (RJ), que realizou a adesão ao Programa das Escolas Cívico-Militares (Pecim) em 2021 .
 
A escola tem capacidade para até 420 estudantes, atendendo, em tempo integral, os anos finais do ensino fundamental, com a finalidade de proporcionar aos estudantes o desenvolvimento integral, a formação para o exercício da cidadania e a progressão nos estudos posteriores, por meio de uma rotina cívico-militar estabelecida nas Diretrizes do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.
 
O nome da escola homenageia um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, Remo Baral Filho, que recebeu inúmeras condecorações como medalhas, certificados, troféus, placas que evidenciam o reconhecimento merecido a um exemplar e admirável militar e cidadão, que segue sendo homenageado, mesmo após seu falecimento, em 12 de junho de 2020.
 
Participaram da cerimônia o diretor de Políticas para as Escolas Cívicos-Militares, Gilson Passos, o governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL), o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão (PMDB), e outras entidades políticas apoiadoras da Pecim. Na cerimônia, houve ainda a entrega de tablets para cada estudante da escola.